terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Palestra do Professor Francisco Louçã na Imprensa

Após a palestra o nosso grupo e o Professor Francisco Louçã fomos entrevistados pela Agência Lusa, estando aqui publicada a respectiva reportagem:



Também nos jornais apareceram referências à nossa actividade, tais como A Bola, Jornal de Notícias e Diário de Notícias.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Palestra do Professor Francisco Louçã

       Por volta das 10.15 do passado dia 8 de Fevereiro já os alunos do nosso grupo se encontravam à porta da escola à espera do nosso convidado, o professor Francisco Louçã. Apesar de ansiosos, encontrávamo-nos confiantes e satisfeitos pela oportunidade de poder conviver com um dos mais prestigiados dirigentes políticos do nosso país.
       Ás 10.20, acompanhado por um assistente, chegou o professor Francisco Louçã que, com toda a simpatia aceitou tomar um café com a nossa Directora de Turma e com o Director da escola no bar dos professores.
Ver DSCN1411a...jpg na apresentação de diapositivosDeputado Francisco Louçã chega às instalações da BE, acompanhado pela DT do 12º6, Drª Cecília Farinha



       Entretanto, as turmas convidadas (12º4, 12º6 e 11º2) já se encontravam no auditório e o grupo ultimava os preparativos.


Ver DSCN1424a...jpg na apresentação de diapositivos

       Aquando da chegada do professor ao auditório, posicionámo-nos e demos inicio à nossa palestra. Começámos por fazer uma breve apresentação do nosso grupo, do projecto, e dos principais objectivos e actividades e do professor Francisco Louçã, com alguns dados biográficos e factos políticos.

Ver DSCN1462a...jpg na apresentação de diapositivosVer P1040622....jpeg na apresentação de diapositivosVer P1040615....jpeg na apresentação de diapositivos
       A sessão decorreu num ambiente descontraído e de interacção permanente entre o convidado e a plateia que muito pertinentemente foi colocando as mais diversas questões e fomentando o debate. O debate/palestra começou com as perguntas já formuladas anteriormente pelo nosso grupo, mas rapidamente os elementos da plateia começaram a colocar as suas próprias perguntas, o que, apesar de ter desviado o debate para outras temáticas,  contribuiu para a valorização do mesmo e para a abordagem de diversos assuntos que interessam a toda a gente e influenciam as nossas vidas. Além do papel que os jovens devem ocupar na política e daquilo que devem e podem fazer, foram também debatidos a actualidade política do país, a situação financeira, o desemprego e a precariedade, o fosso entre ricos e pobres e até a descriminalização de drogas leves.
      
Ver P1040617....jpeg na apresentação de diapositivos
Ver DSCN1473a...jpg na apresentação de diapositivosVer DSCN1434a...jpg na apresentação de diapositivosVer DSCN1482a...jpg na apresentação de diapositivos
       Numa palestra que foi marcada pelo total esclarecimento das questões e dúvidas dos elementos do público e do próprio grupo, sobressaiu a total adesão do convidado e a enorme demonstração de interesse por parte da plateia.


Ver P1040631....jpeg na apresentação de diapositivosVer DSCN1483a...jpg na apresentação de diapositivos
       Após a palestra, acompanhámos o professor Francisco Louçã à saída tendo sido entrevistados, entretanto, pela agência Lusa.

Ver P1040634....jpeg na apresentação de diapositivos



        Agradecemos, em primeiro lugar, a presença do professor Francisco Louçã, mas também a participação das turmas 12º4, 12º6 e 11º2, e o empenho que foi demonstrado pela Biblioteca Escolar e pela Direcção da nossa escola.

       «Estas iniciativas são excelentes para a divulgação da importância que a política deve ter para os jovens e do papel que eles devem ter na sociedade» - Francisco Louçã


Ver P1040640....jpeg na apresentação de diapositivos

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Francisco Louçã na Escola Secundária Fernão Mendes Pinto (Almada)

No próximo dia 8 de Fevereiro vamos ter o privilégio de receber na nossa escola o Deputado Professor Francisco Louçã, que virá falar-nos acerca do Papel dos Jovens na Vida Política. Esperamos que seja uma sessão muito agradável e útil, de forma a que todos entendamos melhor o nosso papel na vida social e política.