quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Inquérito: Os Jovens e a Vida Política

No passado mês de Novembro, realizámos um inquérito na Escola Secundária Fernão Mendes Pinto (Almada), com o objectivo de averiguar o conhecimento dos alunos da nossa escola acerca da actualidade política e de conhecimentos relacionados com a história do país.

Após a elaboração do inquérito e a sua respectiva distribuição a duas turmas de 12º ano, a uma de 10º e a outra de 11º foi-nos possível, depois de efectuar as contagens e termos analisado os resultados, confirmar a nossa ideia de que os jovens da nossa idade têm muito poucos conhecimentos acerca da vida politica em Portugal.

Consideramos que, apesar dos resultados terem sido francamente negativos, as perguntas eram de um nível bastante fácil e que o seu conteúdo devia ser do conhecimento de todos os nossos entrevistados visto focarem aspectos e factos da vida politica portuguesa que, quase diariamente, passam nas televisões e são comentados nos programas de opinião, nas rádios e nos jornais e revistas.
De facto, os resultados confirmam a importância que o nosso trabalho tem no papel que poderá desempenhar de foco de informação para os alunos da escola, do ensino secundário e de mudança de mentalidades quanto ao que é a politica e a importância que tem nas nossas vidas.
A facilidade do inquérito ganhava ainda maior relevo visto que as respostas eram de escolha múltipla e que por essa mesma razão bastava o mínimo de conhecimento ou interesse pelo nosso dia-a-dia.





Perguntas:

1-Quem ocupa neste momento o cargo de Presidente da República Portuguesa ?
2-Qual o partido que, em 2009, ganhou as eleições legislativas portuguesas ?

3-Quem desempenha, de momento, as funções de Presidente da Assembleia da República ?

4-Quantos mandatos e quantos anos por mandato pode estar em funções o Primeiro-Ministro ?

5-Dos partidos com representação parlamentar, qual o partido com ideologias mais à direita e qual o seu líder ?

6-Em que data terminou a 1ª República Portuguesa ?

7-No actual regime, quem detém o poder legislativo ?

8-Qual o Ministro do actual governo que ocupa a pasta da Presidência ?

9-Qual é o partido representado na Assembleia da República com a data de fundação mais antiga ?

10-Quem é o Presidente de bancada parlamentar do PS ?




    



Eis uma pequena síntese dos resultados que considerámos mais importantes e demonstrativos:


A 1ª pergunta (Presidente da República), a mais básica e obrigatória de saber, foi aquela que teve mais respostas correctas, apesar de nem todos os alunos terem acertado (93% respostas certas) destacando-se a turma de 11º ano de Artes onde em 21 alunos apenas 17 acertaram.

Na 2ª pergunta (partido que ganhou as eleições legislativas em 2009) houve uma grande disparidade de resultados, tendo-se registado uma percentagem de respostas certas de 89% na turma 12º Humanidades e de 96% na de 10º Economia, enquanto que nas turmas de 11º de Artes e de 12º Ciências registaram-se, respectivamente, apenas 38% e 52% de respostas acertadas.


Relativamente à 3ª resposta (Presidente Assembleia da República) verificaram-se resultados muito negativos (52%, 42% e 19%) tendo-se apenas destacado a turma de 10º Economia com 84% das respostas correctas.

A pergunta 4 (nº de mandatos e de anos por cada mandato que o primeiro-ministro pode desempenhar), apesar de ser uma em que os resultados totais foram os mais elevados (66% respostas correctas), os valores variaram entre os 47% 11º Artes e os 80% 10º Economia.
   
Na pergunta 5 (segunda pergunta com resultados mais negativos – 81% respostas erradas) a turma de 12º Humanidades foi aquela que ainda assim, com 31% respostas certas, foi a que teve resultados menos negativos quando teve que dizer qual o partido com representação partidária com ideologias mais à direita e qual o seu líder.
   
Foi a pergunta 6 (data do fim da 1ª república) uma das que mais nos surpreendeu, com apenas 60% totais de respostas certas. Essa foi uma matéria que todos os alunos sem excepção já deram no 9º ano e até em anos lectivos anteriores e que por isso deveria ser sabida por todos, até pela importância que também teve para o nosso país. Na turma de Artes 11º, por exemplo, apenas 33% dos alunos responderam acertadamente a esta pergunta básica.
   
Relativamente à pergunta 7 (no actual regime quem detém o poder legislativo), mais uma que considerávamos básica e óbvia, apenas 67% dos alunos acertou, com destaque para a turma de Humanidades 12º com 88% de respostas certas e para as turmas de 11º Artes e 12º Ciências com 57% apenas de respostas certas.
  
Esta questão 8 (qual o ministro que ocupa a pasta da Presidência) foi a que registou uma menor percentagem de respostas certas, tendo apenas 18% dos alunos acertado, com destaque mais que negativo para as turmas de Artes 11º e Ciências 12º com 9,5% ambas e 10,5% para a turma de 12º Humanidades. 
   
Na pergunta 9 (qual o partido com representação na Assembleia da República com data de fundação mais antiga), que era uma pergunta de cultura geral mas principalmente relacionada com a história do nosso país mas também com as influências vindas do estrangeiro, apenas conseguiram responder acertadamente a esta pergunta 33% dos alunos, com os resultados mais baixos a registarem-se novamente nas turmas de 11º Artes e 11º Ciências – 19% respostas certas.
   
Chegando por fim à questão 10 em que no total acertaram somente 26% dos alunos inquiridos (presidente da bancada parlamentar do PS) registou-se o pior desempenho por parte do 11º Artes com 19% e seguidas pelo 12º Ciências e 12º Humanidades, com 23% e 26% respectivamente de respostas certas.
   
Depois da exposição dos resultados, que, quanto a nós, nos pareceram mais significativos e demonstrativos, é-nos possível mais uma vez frisar a ignorância e a falta de conhecimentos básicos acerca da vida política do nosso país por parte dos jovens da nossa idade e que pode e deve ser combatida.
   
Este inquérito prova também que a idade não é um referencial ou um factor que permita dizer que um certo grupo detém mais conhecimentos que outro, visto que a turma que mais se destacou pela positiva foi a de 10º Economia.
   
A segunda turma que apresentou melhores resultados foi a nossa – 12º Humanidades – o que evidencia que se um certo tema, neste caso a politica, for abordado e discutido quer na sala de aula quer mesmo nas conversas informais entre os alunos é possível que os mesmos se tornem mais cultos e conhecedores do mundo que os circunda e das opções que são passíveis de ser tomadas.
   
Concluindo, acreditamos que, apesar dos resultados extremamente negativos, é possível, se existir vontade e interesse por parte dos jovens, de se informarem e tornarem mais conscientes e conhecedores da nossa história e do nosso presente, para que se tornem mais activos e exercem o seu direito de cidadania.



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